segunda-feira, 7 de abril de 2008

Adidas na globalização

Adidas na globalização

Adidas é uma empresa alemã de equipamentos esportivos, cuja sede se localizada em Herzogenaurach, na Alemanha. Seus produtos são vendidos em Vários países, graças a mais de 80 subsidiárias. Além da sede mundial, onde trabalham cerca de 2 mil pessoas, seus dois principais centros de desenvolvimento, localizados em Scheinfeld (perto de Nuremberg) e Portland (chamado de ADIDAS VILLAGE), empregam mais de 3 mil pessoas entre designers, engenheiros mecânicos e físicos. Equipes de desenhistas, especialistas em biomecânica, tecnologia de materiais e desenvolvimento de produtos projetam, desenvolvem e testam novos produtos. A produção propriamente dita foi quase toda transferida para países de mão-de-obra mais barata. Apenas 1% da produção provém de fábricas próprias; os têxteis são confeccionados quase sempre no Sudeste Europeu; os sapatos, na Ásia, concentrando-se principalmente na China. Também são fabricados na América e na África. A Adidas é uma empresa que investindo muito em tecnologia e qualidade de uma forma para estar sempre a frente de sua concorrência. A empresa quer deixar para trás sua maior concorrente, a Nike, e assumir a liderança mundial no setor de artigos esportivos. Essa tecnologia podemos observar em artigos como: ADIDAS GAZELLE, um tênis de treinamento que se tornou um dos maiores sucessos e ícone da marca alemã. O sistema TORSION, utilizada até hoje na produção de muitos modelos, que proporciona estabilidade e controle dos movimentos da parte da frente do pé e do calcanhar. O ADIDAS JetConcept, o revolucionário tecido empregado no maiô de corpo inteiro para nadadores profissionais. O PREDATOR PULSE, em comemoração ao décimo aniversário da chuteira, considerada a mais avançada chuteira para a prática do futebol já desenvolvida. O ADIDAS a1, o primeiro tênis inteligente do mundo. Possuí na sola um microprocessador, capaz de fazer 5 milhões de cálculos por segundo. O tênis sabe onde pisa: um sensor instalado na parte inferior do calcanhar verifica a inclinação do solo, o tipo de superfície (cimento, madeira, terra, areia) e envia esses dados ao chip, que, então, ajusta o amortecimento do tênis de acordo com o impacto. O tênis foi considerado a grande invenção de artigos esportivos da última década, e mesmo com seu sistema computadorizado pesa apenas 425 gramas. Mas o preço não era nada leve. O ADIDAS +F50 TUNIT, chuteira que tinha três opções de cravos Essa nova tecnologia revolucionária permite que o jogador modifique a qualquer momento o calçado, adaptando-o para qualquer tipo de campo, condição climática e estilo pessoal. A marca alemã inovou ao longo da história introduzindo tecnologias como: a³, um sistema de entressola, com elementos moldados independentes, projetados para amortecer, direcionar e impulsionar os pés a cada passo; a tecnologia ClimaCool, que consiste em produtos com ventilação de 360º; e a a², um sistema de gerenciamento de energia, que amortece, orienta e impulsiona o pé proporcionando a passada perfeita. A economia mundial vem sofrendo uma modificação fundamental em relação à divisão de trabalho entre a produção e o comércio. Com a Adidas não é diferente: O processo determinou o aparecimento de um sistema global de manufatura, no qual a produção se acha dispersa entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. Suas filiais ficaram crescentemente desconectadas de seu país de origem, buscando sempre as melhores oportunidades de comércio, produção, compras ou finanças que se pudesse dispor no mundo inteiro.
Os baixos custos de mão de obra e o melhor nível de habilidades e da produtividade dos trabalhadores do terceiro mundo têm contribuído para caracterizar o fornecimento global como uma necessidade para a Adidas ou qualquer empresa que procure melhorar sua posição competitiva.

Charles

Um comentário:

Unknown disse...
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